sexta-feira, 19 de março de 2010

quinta-feira, 4 de março de 2010

Quinta das Cadeiras

Barcelona
Bem... dia de quinta me dá uma vontade louca de falar sobre cadeiras. É isso!

















Durante muito tempo a cadeira barcelona foi tida como criação somente de Mies van der Rohe, o notório arquiteto e co-fundador da escola Bauhaus. Seu estilo de arquiterua era bem "limpo", pois preferia dar atenção aos detalhes. Contudo o objeto é uma cadeira e não um prédio. van der Rohe misturava couro com o metal cromado, em estrutura muito leves. Lilly Reich, cuja participação no desenho da cadeira foi somente há pouco reconhecida, começou sua carreira como estilita de roupas femininas, em meados da década de 20 ele conhece Mies e começam a trabalhar juntos, a experiência dela em misturar texturas foi muito útil para o desenvolvimento de móvéis.


Suas variações:
Mies van der Rohe Collection Barcelona couch.



http://www.arteduca.unb.br
Se estiverem interessados em saber um pouco mais desfrute da leitura abaixo:
“Este gracioso modelo de cadeirão remonta á data da encomenda do Pavilhão da Alemanha para a exposição universal de Barcelona, em 1929. Lugwig Mies van der Rohe projectou um edificio considerado emblemático da arquitectura moderna e criou uma estrutura poética de planos horizontais e verticais, constituídos por paredes de mármore e ónix, vidro pintado e colunas cromodas.  (o pavilhão foi demolido em 1930 e reconstruido pela Fundació Mies van der Rohe, de acordo com as especificações originais em 1983-86). Não tendo no seu portfólio mobiliário que considerasse para a utilização neste espaço amplo e ininterrupto, concebeu assim a cadeira Barcelona, de modo a não parecer demasiado grande nem a afectar a fluidez do espaço, para complementar o pavilhão. Dado que reis de Espanha deveriam ser aí recebidos, Mies estava determinado a produzir uma cadeira “importante, elegante e monumental”. Utilizou uma estrutura de tesousa – com duas pernas em aço cromado, curvas e elegantes, como caracteres chineses – onde cada lado era unido por uma barra transversal com pernas e toda a estrutura era soldada e limada á mão.  As barras de aço eram um material exclusivo na altura e as correias de couro, esticadas sobre a estrutura, escondiam inteligentemente os pernos. Apesar de os cadeirões serem de fabrico difícil, para não falar do seu custo, a Knoll começou a produzir a cadeira mas decidiu criar uma estrutura soldada singular inteira. Esta solução reduziu a necessidade de polimento e lixamento e, em 1964, o aço cromado foi substituido por aço inoxidável polido. No entanto, a estrutura esteve sempre visível; o princípio da suspensão vê-se através do assento flutuante. O cadeirão foi aperfeiçoado por Mies nos anos de 1950, para conferir maior elasticidade ao assento, referindo que “a cadeira  deveria abrir-se ao seu ocupante sob o peso do seu corpo. As costas deveriam inclinar-se e o assento afundar-se.” No pavilhão alemão, Mies colucou apenas duas cadeiras com almofadas em couro branco, cada uma com 40 painéis cosidos á mão – junto a uma parede de ónix cor mel, o que lhe conferia um ar de autoridade e as elevava imediatamente ao estaturo de tronos. O cadeirão Barcelona nunca se destinou á produção em série, mas tornou-se num objecto de culto devido ao seu designer, que o começou a utilizar nas áreas de repepção formais dos seus emblemáticos edifícios – o que explica porque o podemos ver ainda hoje em edifícios de escritórios.”

Design, 1000 Objectos de Culto, Volume 3

http://teoriadodesign.wordpress.com


terça-feira, 2 de março de 2010

Papel de parede

Acho papel de parede muito charmoso,
aliás preencher as paredes, dar a elas
a devida atenção faz toda diferença na 
composição de um ambiente e o mercado
está cheio de opções para esta intervenção.
Metálicos...


Cítricos...
wallpaper1
turquoise-1-wallpaper.jpg
Discreto, porém presente.

Já tentou no teto???
wallpaper4
http://www.styleathome.com
http://www.crownwallpaper.com
http://www.ammcpr.com





segunda-feira, 1 de março de 2010

Baccarat

Baccarat, uma empresa francesa fundada no século XVIII. 
A marca é famosa pelos lustres de cristais que podem custar 
até um milhão e meio de reais. 
COMMANDES PRESTIGIEUSES

CRISTAL ROOM PARIS

CRISTAL ROOM MOSCOU

B BAR TOKYO - OSAKA
Musée Baccarat
Rue des Cristalleries - 54120 Baccarat


Galerie-Musée Baccarat

Place des Etats-Unis - 75116 Paris 

www.baccarat.com
Você sabia que os lustres da 
Baccarat têm sempre uma 
pedra de cristal vermelha 
pendurada como forma 
de assinatura dos mesmos?
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