quinta-feira, 4 de março de 2010

Quinta das Cadeiras

Barcelona
Bem... dia de quinta me dá uma vontade louca de falar sobre cadeiras. É isso!

















Durante muito tempo a cadeira barcelona foi tida como criação somente de Mies van der Rohe, o notório arquiteto e co-fundador da escola Bauhaus. Seu estilo de arquiterua era bem "limpo", pois preferia dar atenção aos detalhes. Contudo o objeto é uma cadeira e não um prédio. van der Rohe misturava couro com o metal cromado, em estrutura muito leves. Lilly Reich, cuja participação no desenho da cadeira foi somente há pouco reconhecida, começou sua carreira como estilita de roupas femininas, em meados da década de 20 ele conhece Mies e começam a trabalhar juntos, a experiência dela em misturar texturas foi muito útil para o desenvolvimento de móvéis.


Suas variações:
Mies van der Rohe Collection Barcelona couch.



http://www.arteduca.unb.br
Se estiverem interessados em saber um pouco mais desfrute da leitura abaixo:
“Este gracioso modelo de cadeirão remonta á data da encomenda do Pavilhão da Alemanha para a exposição universal de Barcelona, em 1929. Lugwig Mies van der Rohe projectou um edificio considerado emblemático da arquitectura moderna e criou uma estrutura poética de planos horizontais e verticais, constituídos por paredes de mármore e ónix, vidro pintado e colunas cromodas.  (o pavilhão foi demolido em 1930 e reconstruido pela Fundació Mies van der Rohe, de acordo com as especificações originais em 1983-86). Não tendo no seu portfólio mobiliário que considerasse para a utilização neste espaço amplo e ininterrupto, concebeu assim a cadeira Barcelona, de modo a não parecer demasiado grande nem a afectar a fluidez do espaço, para complementar o pavilhão. Dado que reis de Espanha deveriam ser aí recebidos, Mies estava determinado a produzir uma cadeira “importante, elegante e monumental”. Utilizou uma estrutura de tesousa – com duas pernas em aço cromado, curvas e elegantes, como caracteres chineses – onde cada lado era unido por uma barra transversal com pernas e toda a estrutura era soldada e limada á mão.  As barras de aço eram um material exclusivo na altura e as correias de couro, esticadas sobre a estrutura, escondiam inteligentemente os pernos. Apesar de os cadeirões serem de fabrico difícil, para não falar do seu custo, a Knoll começou a produzir a cadeira mas decidiu criar uma estrutura soldada singular inteira. Esta solução reduziu a necessidade de polimento e lixamento e, em 1964, o aço cromado foi substituido por aço inoxidável polido. No entanto, a estrutura esteve sempre visível; o princípio da suspensão vê-se através do assento flutuante. O cadeirão foi aperfeiçoado por Mies nos anos de 1950, para conferir maior elasticidade ao assento, referindo que “a cadeira  deveria abrir-se ao seu ocupante sob o peso do seu corpo. As costas deveriam inclinar-se e o assento afundar-se.” No pavilhão alemão, Mies colucou apenas duas cadeiras com almofadas em couro branco, cada uma com 40 painéis cosidos á mão – junto a uma parede de ónix cor mel, o que lhe conferia um ar de autoridade e as elevava imediatamente ao estaturo de tronos. O cadeirão Barcelona nunca se destinou á produção em série, mas tornou-se num objecto de culto devido ao seu designer, que o começou a utilizar nas áreas de repepção formais dos seus emblemáticos edifícios – o que explica porque o podemos ver ainda hoje em edifícios de escritórios.”

Design, 1000 Objectos de Culto, Volume 3

http://teoriadodesign.wordpress.com


7 comentários:

  1. Oi Beila querida! menina, AMO as cadeiras Barcelona, acho um luxo só! ainda terei umas dessas no meu futuro escritório eeeeeba! rsrs beijos

    ResponderExcluir
  2. Menina, eu amo de paixão essa cadeira. Tem um hotel aqui em Juiz de Fora cheia delas e sempre que passo em frente fico babando! Adoraria ter uma na minha sala. As variações dela eu não conhecia, mas estou igualmente encantada!
    Beijos!!!

    Tem promoção lá no blog, passa lá!

    ResponderExcluir
  3. A cadeira barcelona sempre foi meu sonho de consumo! Desde pequena quando ia com minha mãe a consultórios que tinham essa cadeira ficava imaginando no meu quarto, rs. Essa variação de chaise eu conheci depois e fiquei louca por ela também.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. ai é muito luxo essas cadeiras!!Não é a toa que não foram produzidas em série, é só para poucos e bons... hahaha
    beijooos!

    ResponderExcluir
  5. Vim te convidar pra participar do sorteio la no blog, passa la..
    bjs

    ResponderExcluir
  6. que interessante o post, não sabia que a barcelona tinha outro designer envolvido... sempre achei que fosse só de Mies... abraços!

    ResponderExcluir

Oi?! Pode falar... Respondo aqui mesmo, OK?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...